Socialização Canina
O período crítico na vida do filhote chamado janela de socialização acontece aproximadamente entre os 30 e os 120 dias de vida do animal. É nesse período que o cão deve então ser estimulado às mais diversas experiências de forma controlada e positiva (sempre seguindo o protocolo de vacinas, vermifugação e remédio de pulga e carrapato).
Ele precisa ter contato com diferentes tipos de superfície (piso frio, grama, concreto, areia, pedra, etc.), diferentes tipos de barulho (aspirador de pó, buzina, secador, liquidificador, rojão, etc.), diferentes tipos de pessoas (altas, baixas, crianças, adultos, idosos, diferentes etnias, vestes diferentes, etc.) e tudo mais que seja possível de se apresentar, preparando-o para a vida adulta na sociedade.
A socialização é uma ferramenta de prevenção, principalmente no que tange à medo (neofobia); é tornar o animal sociável e acostumado com os mais diversos estímulos a que estamos submetidos no dia a dia.
Um cão que não foi bem socializado pode desenvolver fobias, ter comportamentos compulsivos ou tornar-se agressivo com outros animais e pessoas.