Você conhece as fases da gestação canina?
A puberdade da fêmea canina sofre a influência da raça e do tamanho, porém ocorre normalmente entre os 6 e os 12 meses de idade. É nessa época que você observará o primeiro cio.
A atividade reprodutiva de uma cadela pode ir até 8 ou 10 anos de idade. No período que antecede o cio, são observadas, em condições normais, alterações como inquietação, descarga vaginal com sangue, vulva edemaciada e uma forte atração do macho pela fêmea. Esta fase dura de 7 a 10 dias e nesse período a fêmea ainda não aceita o macho.
Alguns dias após essa fase de sangramento, a cadela encontra-se realmente no cio e passa a aceitar o macho. Neste período a secreção com sangue diminui e passa a ser uma secreção com muco; o inchaço na vulva diminui e a fêmea começa a cortejar o parceiro. É nessa fase que acontece o acasalamento.
Gestação
A gestação das fêmeas caninas dura de 58 a 65 dias. O acompanhamento médico é fundamental.
Após 20 dias da cobertura, a fêmea deverá consultar-se com o veterinário para obter a confirmação da gestação e fazer o acompanhamento até o parto.
Como existe a possibilidade da cadela ser fecundada por vários machos diferentes ao longo do cio, é importante mantê-la isolada se o acasalamento foi programado.
Parto
Normalmente antes do parto as fêmeas se isolam. São elas que irão determinar o local onde irão parir. Impor um local para ela ficar é muito perigoso, pois pode fazer com que ela retarde o parto ou até mesmo mate seus filhotes.
Lactação
A amamentação dura em média de 45 dias. O desmame natural começa geralmente a partir da 4a semana. É nessa fase também que os filhotes começam a explorar o ambiente.
No caso da fêmea não possuir leite suficiente ou não ter leite, é necessário suplementar os filhotes (Pet Milk, por exemplo).