Conheça alguns Canídeos primos de nossos cães domésticos e suas especialidades
O nosso cão doméstico é parte do Grupo dos Canídeos e este grupos inclui Lobos, Raposas, Chacais e Coiotes. Ao todo 35 espécies.
Encontram-se nos lugares mais inóspitos do planeta, mas graças a sua grande capacidade de adaptação, sobrevivem.
Conhecê-los é a chave para entender como o nosso relacionamento com os cães começou para e analisar instintos e habilidades hoje possuídas por nossos companheiros.
Lobo Etíope
Restam apenas 500 animais no planeta, caça sozinho. Seu diferencial?
Aprendeu recentemente e conviver entre os babuínos e se disfarçar entre eles para pegar ratos, aprendeu ainda a ler os sinais dos babuínos para não assustá-los e gerar muita movimentação, permanecendo imóvel ate o babuíno mostrar sinais de segurança. Isso não te lembra a capacidade que o seu cão tem de ler você?
Cão Selvagem Africano
Possui a linguagem mais complexa entre todos os canídeos, cada animal tem um padrão de pelagem único e se reconhecem a 1km de distância, se organizam em sociedade com funções claras e definidas.
Lobo Cinzento
Cada indivíduo tem um uivo próprio para se identificarem, como uma impressão digital, e com grande parte das frequências inaudíveis pelo ser humano. Podem ser ouvidos a 16km de distância.
Caçam em grupo, todos comem pois são co-dependentes, por isso possuem grande senso de justiça.
Seus uivos estão atualmente sendo gravados e decodificados para entender o significado de cada um deles.
Lobo guará
Esse é o nosso canídeo Brasileiro, e está sob risco de extinção.
Com mais de1m de altura, o lobo mais alto entre todos vive sozinho, monogâmico, porém vê sua parceira apenas em época de acasalamento, não vivem juntos
Para se adaptar, a escassez de alimento no cerrado, aprendeu a ingerir frutas e vegetais.
Tem o pior olfato entre os canídeos, mas seu destaque fica por conta de sua audição. Um cão doméstico ouve barulhos a 500 metros de distancia, 4 x mais do que o homem, porém o lobo guará pode ouvir sons até a 1km de distância e com orelhas adaptadas para localizar exatamente a direção do som, com precisão suficiente para caçar um rato em total escuridão.
Raposa vermelha
Vivendo no Alasca, busca alimento abaixo da neve, e assim como o lobo guará, pode ouvir a presa a metros abaixo da neve em suas tocas.
Mas seu diferencial é reconhecer e sentir o campo magnético do planeta e ter percepção de norte-sul–leste-oeste, podendo calcular com precisão de até 86% a distância entre ela e a presa.
Coyote
Encontrado desde o Alasca ate em desertos, possui enorme capacidade de adaptação, vivendo atualmente em muitas cidades sem se alimentar de lixo, mas sim de roedores e pequenos animais domésticos.
Possuem ótima organização geográfica, usando linhas de trem nas cidades como guia de deslocamento. Hoje alguns estudos tentam provar que aprenderam senso temporal e sabem diferenciar uma segunda de um domingo.
O único canídeo com maior capacidade de adaptação que o coiote é o nosso cão doméstico!
Diante das impressionantes habilidades destes animais e sua capacidade de adaptação, um estudo atual comprova que os cães tem tendido a aprender mais conosco do que com sua própria espécie.
E aí? Você sabia de tudo isso? Se não sabia compartilhe essa dica com seus amigos amantes de cães!