Buscar bolinha

Você e seu cão brincam de buscar a bolinha?

A bolinha cumpre bem o modelo de “presa”, de caça, que eles iriam encontrar naturalmente se ainda fossem cães que lutassem pela sobrevivência. As bolinhas “correm”, pulam tentando “fugir”, até serem finalmente capturadas e mordidas até “morrerem”. Já imaginaram quanto prazer este exercício dá? O quanto é bom poder exercer um instinto tão primitivo e importante?
A brincadeira de bolinha, quando bem feita, ainda nos ajuda a prover algum exercício físico ao cão em dias chuvosos ou dias em que somos impedidos por algum motivo de passear com eles.

A maioria dos cães naturalmente adora a bolinha, principalmente os Retrievers (Goldens,Labradores, Cockers, etc ). Porém, pode acontecer do seu não demonstrar interesse, principalmente se não foi apresentado a esta brincadeira quando filhote.

Mas como ensinar o cão a trazer a bolinha?

Primeiramente é preciso observar a reação natural do seu cão à bolinha, alguns cães, naturalmente, já trazem a “caça” de volta.

Se o interesse é muito baixo, será preciso construir o interesse fazendo uma conexão com algo que já tenha muito valor para o cão! Petiscos por exemplo.

Em outras situações, o principal é nunca correr atrás do cão (pega-pega )nem tentar arrancar a bolinha da boca do cão(cabo de guerra), estas duas brincadeiras podem ser adicionadas uma vez que ele já esteja trazendo a bolinha.

Então, coloque-o em uma guia, primeiro jogue a bolinha sempre perto, deixe-o pegar e puxe-o gentilmente até você e troque a bolinha que esta na boca do cão por um petisco ou até outra bolinha. Assim que a bola for solta, encha-o de carinhos e jogue a bola novamente. Repita várias vezes mas pare no auge da brincadeira, antes dele perder o interesse.

Se o cão não buscar ou não devolver a bola, simplesmente pare de brincar e guarde a bolinha. Não deixe seu cão brincar com ela sozinho.

Quando esta fase já estiver muito fácil é hora de aumentar os desafios.

Repita os exercícios, usando guias mais longas até poder remover a guia.